27 de mai. de 2009

Reciclar é aprender, viver e fazer tudo de uma maneira diferente. Experimente!

Ontem fiquei pensando sobre reciclagem.

Reciclagem de papel, plástico, roupas, pensamentos, aprendizado, cursos...

Sempre que decidimos reciclar alguma coisa é porque nos damos conta de que aquilo que nós temos ou sabemos não nos serve mais como antes.

Se um papel não nos serve mais, fica encostado numa prateleira, juntando pó. Será que ele não podia embalar uma louça? Ou quem sabe servir de rascunho ou com um pouco mais de trabalho ou diversão tornar-se um papel novinho?

E as nossas roupas? Sabe aquelas que eu e você deixamos bem guardadas dentro de plásticos para alguma ocasião especial, para quando emagrecermos, para quando ficarmos grávidas, porque alguém que nos ama nos presenteou, porque gastamos uma nota, mesmo naquela super promoção daquela loja que amamos. Então, essa roupa você poderá encontrar um dia embolorada, com traça, amarelada, totalmente fora da moda. E enquanto ela ficava no seu armário, envelhecendo, outras pessoas perderam uma oportunidade de emprego porque não tinham a roupa certa pra usar. Algumas passaram algumas noite de frio porque você ficou com uma blusa gigante porque foi a sua avó que fez pra você quando você tinha 14 anos...

Eu infelizmente também faço isso muitas vezes. E por isso, me senti mal essa semana e resolvi doar. Doar sapatos, roupas, bolsas, biquínis, casacos tudo o que eu não usei mais de 1 vez nos últimos dois anos. Sabe porque? Porque me faz bem, porque eu posso comprar coisas novas das quais eu não enjoei ainda e deixar alguém feliz, aquecido, melhor arrumado, como eu.

E pra falar da nossa reciclagem mais íntima, conhecimento, pensamentos, maneira de agir, de ser, de crer... Bem, não vou ficar filosofando mas acho que a melhor solução é seguir o caminho das roupas. Reflita, não é porque você nasceu torto (ainda mais se você só percebeu isso agora) que você não pode desentortar, florescer. Sempre é possível. Algumas reciclagens exigem mais tempo e mais esforço, mas elas podem acontecer e trazer para a sua vida um excelente presente: uma nova perspectiva sobre muitos e muitos assuntos.

A minha reciclagem atual é aprender francês. E isso me leva todos os dias a um novo mundo, com outro tipo de pessoas e personalidades. Todos os dias eu descubro palavras novas, coisas em comum entre o português, francês, inglês e espanhol e percebo como sabemos tão pouco de todo o mundo que nós cerca.

E a sensação que eu tenho ao fim de cada dia, atualmente, é que eu estou mais leve, mais solta, mais aberta ao mundo. E pra mim, isso não tem preço.

RECICLAR é a PALAVRA do meu próximo mês.

Até. Mrobles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte deste Blog.